• SPYC

Repórter para o Ocean Race

Elisa Homem de Mello, filha do atual Presidente do Conselho do SPYC, é um dos repórteres oficiais do Ocean Race (ex Volvo Ocean Race). Segue uma das suas matérias.



Ocean Race se associa a Bluewater

A Ocean Race anuncia parceria com o fornecedor de água pura Bluewater, apostando na redução da dependência global dos plásticos de apenas um uso.

Direto da Ocean Race

Tradução: Elisa Homem de Mello - EBVB Conteúdo em Sustentabilidade


A parceria foi firmada durante a edição passada da regata, e serviu para destacar o enorme impacto do plástico na saúde dos oceanos e na biodiversidade. Agora, o novo programa de trabalho deverá explorar também formas pelas quais a educação e a ciência possam ajudar a entender melhor os efeitos, a longo prazo, da contaminação por plásticos nos oceanos.


Bluewater - Estações de água no Race Village. Foto: Pedro Martinez

"Estamos orgulhosos de anunciar que continuamos trabalhando em parceria com a Bluewater", contou Johan Salen, Vice-Presidente da Ocean Race. "Fazer com que as pessoas repensem sua relação com o plástico e como consomem água é fundamental em nossa missão. Foi um elemento chave para reduzir nossa pegada ambiental na regata anterior".


Segundo Anders Jacobson, co-fundador e CEO da Blue, companhia de investimentos voltada para impactos e dona da Bluewater, não há um dia sequer que não surja uma nova forma de como os microplásticos inundam nosso planeta, "e atualmente encontram-se na água que bebemos, nos alimentos que comemos e no ar que respiramos". É preciso focar não apenas no problema, mas também nas alternativas disponíveis para evitar, por exemplo, o uso de garrafas descartáveis. Jacobson afirma que a Bluewater pretende usar sua posição de fornecedor oficial de água potável na Ocean Race para aproveitar o poder que somente um evento esportivo tão popular, capaz de atravessar o mundo, tem, para chamar a atenção da população global para o tema.


A companhia aporta tecnologia necessária para reduzir a necessidade de se usar garrafas de plástico de apenas um uso, para transportar e eliminar partículas de plástico e produtos químicos que saem das torneiras e dos sanitários. Durante a última edição da regata, a Bluewater contribuiu com inovadoras soluções para purificar a água das Race Villages, tornando águas contaminadas e residuais em água potável. Esta medida ajudou a evitar el consumo de 388 mil garrafas de plástico de apenas um uso, durante as paradas.


Vários estudos mostram que a água de nossas casas, rios e das garrafas de plástico de apenas um uso contém partículas microplásticas. As unidades de abastecimento hídrico são livres destas contaminações por microplástico, produtos químicos nocivos, subprodutos farmacêuticos e metais tóxicos.


Durante a edição de 2017-18, a Bluewater abasteceu os visitantes da Cidade do Cabo com água potável. Atualmente, uma grave seca faz com que a cidade não consiga satisfazer a demanda de água potável com recursos municipais. O novo Programa de Sustentabilidade para a regata de volta ao mundo "Racing with Purpose” (Competindo com um Propósito), em parceria com a Ocean Race Premier Partner e a 11th Hour Racing, visa oferecer soluções para se acabar com questões como esta, bem como alcançar patamares mais saudáveis e mais limpos para os mares, levando a sustentabilidade como um valor central em todas a suas operações.


A Ocean Race anunciou recentemente seus planos para desenvolver uma série de congressos oceânicos e oficinas de inovação, que deverão ter início na Europa, em setembro de 2019. Também informaram sua intenção de trabalhar com o uso de sistemas de energias renováveis de última geração, durante a próxima edição da regata, em 2021, além de um programa educativo integrado aos planos de estudos das escolas.

São Paulo Yacht Club

(11) 5523-8366

Rua Francisco de Seixas, 225

Jd. Guarapiranga - São Paulo - SP

  • GoogleMaps
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Como Chegar

FB

Insta